Muito se vê que a UNIP – Universidade Paulista é a instituição de
ensino que mais aprova no Exame de Ordem em razão das inúmeras propagandas
veiculadas nos diversos meios de comunicação.
O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária)
vetou este tipo de anúncio pela referida instituição uma vez que os números
apresentados não são devidos para auferir a quantidade real de aproveitamento
no exame.
De fato, a dimensão e a quantidade de alunos matriculados e que se
formam semestralmente na instituição é gigantesca comparando-se as demais
universidades. Em razão disto, o número de aprovados será, em tese, sempre
maior.
Será sempre maior quando a proporcionalidade de aprovação englobar
o número total de alunos comparando a outras faculdades. No momento em que se
afere pelo percentual de inscritos e aprovados da própria instituição, este
número despenca.
Facilitando a visualização do exposto, 3020 alunos da Unip –
Universidade Paulista, prestaram o último exame de ordem, dos quais 230 foram aprovados, extraindo assim, um aproveitamento de
7,6%. A UnB aprovou 29 (67,4%) de 43 inscritos, enquanto a USP, com 301 alunos,
obteve 191 aprovações (63,4%).
Percebe-se a total incompatibilidade dos dados veiculados com
o real percentual de aprovações.
Diante disso, para que a publicidade seja aceita, a universidade
terá que adequar sua divulgação aos dados reais de aproveitamento dos aprovados
e não mais o número total de aprovações no exame.
Tal veto, mostra que os órgãos fiscalizadores estão
trabalhando com seriedade, quebrando totalmente o paradigma de que as “grandes
empresas” fazem o que querem, por não
sofrerem qualquer punição a altura das práticas abusivas praticadas.
A hegemonia de abusividade das grandes empresas está
acabando!
Thiago Figueiredo de Almeida
Bacharel em Direito. Pós graduando em Direito e Processo do Trabalho. Pesquisador.
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